.
Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Consórcio Intermunicipal de Bombeiros do Médio Tietê
O Consórcio Intermunicipal de Bombeiros do Médio Tietê, formado pelos municípios de Cerquilho, Jumirim, Laranjal Paulista e Tietê, recebeu do Estado, neste último mês, uma Motobomba Hidráulica Spider SR 20 PC 2, juntamente com uma ferramenta extensora e uma combinada (alargadora e cortadora). O referido material é utilizado principalmente em ocorrências de salvamento veicular onde haja necessidade de desencarcerar vítimas de ferragens automotivas, também pode ser utilizada em ocorrências de salvamento terrestre, conforme a necessidade. A MotoBomba Hidráulica Spider SR 20 PC 2 possui capacidade de acionamento de 02 ferramentas simultaneamente na versão Core®, com motor à gasolina, com bomba exclusiva do tipo axial de três estágios, com até 3,5 h de uso contínuo, permitindo assim uma maior eficiência no resgate, intercalando potência e velocidade com controle automático. Possui um motor a combustão interna, de 3,0 HP Honda, à gasolina, 04 tempos, partida manual retrátil, ignição eletrônica, refrigerado a ar, para acionamento do sistema hidráulico, abafador de faísca montada em chassi metálico estruturado, não oxidante e resistente, ergonômico, com alças para transporte e manuseio centralizado, permitindo assim uma melhor distribuição do peso para maior facilidade ao usuário, com pés de borracha antivibratórios.
Recebeu ainda, 02 tesouras para cortar vergalhão de 1050 mm. Esta ferramenta é utilizada para cortar barras de metal de diferentes diâmetros como cabos, parafusos, etc. É confeccionada em aço carbono de dureza de 58 a 60HRC. É um material de alta qualidade, dotado de parafuso de ajuste para mudança de ângulo de corte, cabo com sistema de alavanca que facilita o corte do material mais resistente. A tesoura de cortar vergalhão é amplamente utilizada no serviço de bombeiros, especialmente em ocorrências em que haja necessidade de arrombamento para acessar o local do sinistro, bem como ocorrências em que haja necessidade de corte de metais para liberação de vítimas.
O Consórcio Intermunicipal de Bombeiros do Médio Tietê, formado pelos municípios de Cerquilho, Jumirim, Laranjal Paulista e Tietê, adquiriu neste último mês, dois pinções para capturas de serpentes. Esta ferramenta é um produto bastante apropriado para captura e manejo de cobras e serpentes de todos os tamanhos, com exceção dos répteis muito grandes como as jiboias. Portanto, o pinção para répteis é considerado um equipamento indispensável para prevenção de acidentes por animais peçonhentos. Logo, é um item que garante segurança para os bombeiros em ocorrências de animais em situação de risco ou oferecendo risco.
Os pinções adquiridos pelo Consórcio são compostos por um cabo e gancho unidos por tubo e tração por cabo de aço inox. Além da haste em alumínio anodizado, a pinça para pegar cobra possui punho tipo gatilho ou pistola e pinça tipo jacaré. Como resultado, o manuseio é simples e assertivo. E o cabo e mola são confeccionados em aço inox, permitindo a fácil conservação da ferramenta.
Também foram adquiridos 05 pares de pás (eletrodos) adesivas de desfibrilação da marca Philips, modelo Heart Smart Pads II. O Desfibrilador externo automático (DEA) tem como principal função disparar uma corrente elétrica no coração do paciente para reiniciá-lo, a fim de que ele volte aos batimentos considerados normais. Ele é fundamental para ser usado no atendimento pré-hospitalar em pessoas vítimas de parada cardiorrespiratória antes mesmo que elas sejam atendidas pelo suporte avançado de vida ou pelo atendimento intra-hospitalar. O DEA é um item essencial para garantir que uma vítima de parada cardiorrespiratória consiga tempo suficiente para ser atendida e encaminhada a um hospital e, assim, evitar a sua morte. Ele é essencial para o tratamento a vítimas de arritmias malignas como taquicardias e fibrilações ventricular.